segunda-feira, 21 de junho de 2010

Jejuns sem Resultados

Não deixe que seu propósito com Deus se torne algo mecânico



O jejum pode ser utilizado para diversas finalidades. Aumentar a comunhão com o Espírito Santo, alcançar uma benção que aparentemente parece difícil, conseguir uma cura impossível são algumas possibilidades. Mas o que acontece quando o jejum perde seu verdadeiro sentido e se transforma em algo mecânico? Será que vale à pena jejuar apenas para possuir um sentimento de dever cumprido ou mostrar para os seus irmãos em Cristo?

Que o jejum foi praticado por vários personagens bíblicos e pelo próprio Jesus Cristo você já sabe, mas talvez o que seja novidade é que existem alguns tipos de abstenção de alimentos que não trazem benefício ou resultado algum.

No livro “O Santo Jejum” escrito pelo bispo Célio Lopes, mostra alguns desses jejuns que não surtem afeitos. Veja abaixo alguns desses casos citados na obra:

Jejum religioso:
“Este é o tipo de ‘jejum obrigatório’, sendo realizado sempre nos mesmos dias e horários durante anos. Não traz resultados e funciona apenas como um sentimento de dever cumprido, muitas vezes feito para que outras pessoas vejam.”

Jejum desequilibrado:
“Na intenção de agradar a Deus, muitas pessoas pensam que serão abençoadas pelo muito jejuar. Mas o jejum precisa ter equilíbrio para surtir o efeito desejado. É necessário que se tenha mais qualidade que quantidade, ou seja, é melhor que se jejue pouco e permaneça em espírito que jejuar muito e estar fora do espírito.”

Jejum mal-intencionado:
“Não basta apenas jejuar; é necessário que a pessoa seja sincera quanto às intenções de seu coração. Se o motivo pelo qual ela jejua beneficiará a si mesma ou a terceiros, a intenção não é má; entretanto, há pessoas que jejuam para ver o mal de outras através da perda e do sofrimento.”

Jejum egoísta:
“Esse tipo de jejum egoísta faz com que a pessoa não consiga enxergar o sofrimento de outras que estão ao seu redor. Se preocupam somente com as próprias dificuldades e com seus problemas familiares, mas se esquecem de outros que estão sofrendo e que também necessitam de ajuda espiritual.”


“Na hora do sacrifício da tarde, levantei-me da minha humilhação, com as vestes e o manto já rasgados, me pus de joelhos, estendi as mãos para o Senhor, meu Deus.”

Esdras 9.5

Retirado de http://www.redealeluia.com.br/

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Seputando o Velho Homem



Assim também, se queremos ter uma nova vida, devemos nos desfazer de tudo aquilo que desagrada ao Espírito Santo e enterrar o Velho Homem.

“Portanto, fazei morrer a vossa natureza, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, a avareza que é idolatria. Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles. Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente.” Colossenses 3.5-11

A nossa mudança não só depende de Deus, Ele não ver a hora de mudar sua vida, más primeiro você tem que dar o primeiro passo!

Muito pensam que nosso futuro está nas mãos de Deus, não está em nossas mão e nosso futuro depende de nossas escolhas e atitutudes!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Quando eu quero, Deus não quer! Quando Deus quer, não consigo acreditar

Lázaro fica doente e suas irmãs mandam avisar o Senhor Jesus sobre a sua doença!


O Senhor Jesus se tornou muito amigo daquela família composta apenas de 3 irmãos: Lázaro, Marta e Maria. (Lucas 10:38-42)


Para surpresa de todos, nosso Senhor não se apressou em ir socorrer Lázaro, mais cumpriu com a Sua agenda primeiro, e só depois aproximadamente 6 dias, Ele chega a região daquela família. Marta está abalada! O melhor amigo daquela pequena família, o único que poderia dar solução ao problema, chegou "tarde demais!"


"Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estivesses aqui, não teria morrido meu irmão." João 11:21


Nós temos uma ideia fixa de que as coisas só dão certo quando estamos no "lugar certo, na hora certa!" Mais, quem é o Senhor do tempo? Somos nós ou Deus?


Meu caro, se voce pensa que tem o conhecimento absoluto do tempo e lugar certo, voce está extremamente enganado. Deus tem este controle absoluto e não o concede a ninguém.


Compare o que Marta falou a Jesus com o que Jesus falou a seus discípulos antes de ir ao encontro daquela família: "Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu; e por vossa causa me alegro de que lá não estivesse, para que possais crer; mas vamos ter com ele." João 11:14,15


Geralmente nós aceitamos o fato de que Deus tem todo o poder, mais deixamos a desejar quando lidamos com o Seu querer. Ele tem todo o "poder" mais não tem na vida da grande maioria que se diz Dele, todo o "querer"!


O Pai queria que tudo acontecesse da forma que aconteceu, e Jesus sempre foi submisso ao plano do Pai: "Ele, Jesus, nos dias da Sua carne, tendo oferecido forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da Sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu ..." Hebreus 5:7,8


O fator tempo, sempre se torna um tipo de teste para nós, e sempre quando nosso tempo certo, se torna o tempo errado para Deus, Ele nos observa para ver se vamos perder a esperança, procurar nossa própria solução, conformarmos com a situação ou entender o propósito das coisas que em princípio não entendíamos.


No final da história de Lázaro, tudo deu certo.


Se voce não sabe, havia uma crença muito forte entre os Judeus de que o espírito do morto pairava sobre o corpo dele por 2 ou no máximo 3 dias. No quarto dia o espírito já teria sido levado para Deus e a morte se tornava oficial.


Talvez, por causa desta crença, nosso Senhor foi instruído pelo Pai para esperar pelo tempo certo de fazer um milagre que marcaria a vida das pessoas daquela região, e a vida de todo o que Nele crê!


Só sei de uma coisa, Lázaro ressuscitou na hora certa! As coisas de Deus são assim, acontecem sempre na hora certa para Deus!!!




Deus os abençoe abundantemente!!!

Blog de Bp. Randal Brito Jr. (4)